quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rádio Comunitária que prestava importantes serviços a comunidade é fechada



Uma equipe de três membros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Estado do Rio Grande do Norte fechou, na tarde desta quinta-feira (19), a rádio FM Antena 1 de Messias Targino.


Em funcionamento a mais de dois anos, a rádio vinha prestando importantes serviços a comunidade local, com uma programação voltada para todos os segmentos da comunidade, desde programação religiosa e avisos de prestação de serviços com reuniões e outras informações.
Studio da Rádio FM Antena 1


A equipe da Anatel, apenas informou que tinha recebido uma denuncia, não informando o nome do denunciante. Foram levados todos os equipamentos responsáveis pelo funcionamento da rádio.

O fechamento da rádio vem gerando grande revolta na população, já que a rádio vinha prestando importantes serviços de informação à comunidade, sem qualquer tipo de prejuízo. “A rádio só foi fechada por denunciaram“, lamentou Zé Luiz diretor da rádio.


ATO ECUMÊNICO CELEBRARÁ MEMÓRIA DE AGITADOR CULTURAL

Amigos de João Duarte Ferreira Dantas Caldas, Gó, falecido no último dia 23 de julho, em Recife, capital pernambucana, estarão reunidos em ato ecumênico no Santuário do Lima, em Patu/RN, no próximo dia 21 de agosto, para celebrar a memória daquele que foi um dos maiores agitadores culturais do Nordeste Brasileiro.
Gó era natural de Patu, filho de família tradicional, mas desde jovem, apresentava um padrão comportamental revolucionário, do ponto de vista dos costumes. Aos 16 anos, foi aprovado no vestibular para a faculdade de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, curso que logo abandonou para ingressar na militância hippie, compondo um movimento de contestação mundial.

João Duarte – “Gó” (1958-2010)

Herdou o nome do primo, também revolucionário, João Duarte Dantas, principal algoz e acusado do homicídio do Presidente João Pessoa. A admiração pelo primo motivou em Gó, a organização de um protesto contra a versão que a cineasta Tizuka Iamazaki deu ao fatídico episódio, no filme: “Paraíba, mulher macho”.


Dono de tiradas geniais, afirmava sempre: “sou doido por que posso”, desafiando a lucidez. Mas não ficava por aí. Ia à luta. Durante apresentação do espetáculo teatral o Auto do Presépio, na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, em Natal/RN, juntou-se a militantes antimanicomiais e expôs a faixa: “Loucos pela Cidadania”.


Manifestação antimanicomial – Loucos pela Cidadania (1997)

Afirmava também: “por dentro de nossas roupas, estamos nus”. O seu nu, não era artístico. Era político. E mais uma vez, foi à luta. Participou ativamente do movimento que culminou com a conquista do primeiro espaço econaturístico do Nordeste, a Praia de Tambaba, na Paraíba.
Exímio violonista. Compôs e musicou o poema “Os Tapurus”, ainda inédito, em parceria com o psiquiatra Epitácio Andrade. Foi marchand. Vendeu a Epitácio a obra: “A Carpideira” (1992), do artista plástico Ricardo Veriano.


“A Carpideira”, de Ricardo Veriano

Sua morte trágica, aos 52 anos, não anulará seu legado idealista. Os seus amigos continuarão, em ecumenismo, a acreditar que o caminho da humanidade é a liberdade, como sempre afirmava.

Deputado Tem Agenda Cultural no Médio-oeste


No próximo dia 20 de agosto de 2010, sexta-feira, o Deputado Estadual Salismar Correia estará desenvolvendo uma intensa agenda cultural no médio-oeste potiguar, envolvendo as cidades de Patu e Olho D’água do Borges.



Em Patu, o Deputado tem chegada prevista para 11 horas, onde pretende visitar os familiares de Luiz Saraiva, que está recebendo o Título de Cidadania Potiguar Póstuma, por meio de proposição sua, apresentada na sessão da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, no último dia 18 de agosto.




Salismar tem agenda no médio-oeste
Neste primeiro momento, Salismar Correia intenciona contatar a viúva do artífice Luiz Saraiva, Dona Rita Ferreira, em sua residência localizada a Rua Antônio de Lima, no centro da cidade de Patu, onde terá encontro com familiares e amigos do homenageado in memorian, além de autoridades locais e militantes culturais.


Buscando contribuir com o resgate da memória patuense, Correia pretende realizar visita ao antigo Motor da Luz, bem como ao Senhor Conrado, guardião daquele sítio histórico. O objetivo da visita é obter subsídios para agregar os acervos museológicos da mineração praticada por Luiz Saraiva e dos primórdios da geração elétrica existente no “motor da luz”, com o fim de propor a instalação do primeiro museu da energia do Rio Grande do Norte.


No município de Olho D’água do Borges, o Deputado Doutor Salismar tem encontro marcado com o ex-prefeito Dedé Gonzaga e sua esposa, a vice-prefeita Maria Helena Leite, para tratar de ações culturais que poderão ser desenvolvidas na Fazenda Bela Flor, localizada na zona rural daquele município. Na companhia do casal, o deputado pretende visitar a Fazenda Bela Flor, que pertenceu ao Capitão da Guarda Nacional do Império Brasileiro Justino Leite, que ficou conhecido como “o último dos coronéis do sertão”.


Durante o percurso, Salismar Correia estará identificando outras potencialidades culturais das cidades do médio-oeste para agendar visitas e propor ações. Já estando confirmado o trabalho de resgate da personagem histórica Francisca Tavares de Oliveira, Dona Chica Brejeira, a pessoa de maior longevidade que já viveu no Rio Grande do Norte, 119 anos (1884-2003). Este trabalho está sendo formulado em parceria com o Presidente da Câmara de Messias Targino, Vereador Pola Pinto.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010



Ex candidato a prefeito de Almino Afonso declara apoio a Hugo Manso, Zé Júlio e Dilma

Cleilson Carlos define candidatos

O ex-candidato a prefeito de Almino Alfonso, Cleilson Carlos de Araújo, que disputou o pleito em 2004, quando obteve 1.665 votos e que é uma das principais lideranças do sistema oposicionista no município definiu nesta semana parte dos candidatos que o mesmo irá apoiar nas eleições deste ano.


Hugo Manso recebe apoio de Cleilson em Almino Afonso

Para presidente da República, Cleilson disse que vai trabalhar o voto para a candidata do presidente Lula, que é Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT).


Cleilson Carlos define voto para Dilma

Já para o senado federal, ele definiu até o momento apenas um voto, que será o apoio ao petista Hugo Manso. Outro petista que vai receber o apoio de Cleilson Carlos é o ex-prefeito de Antonio Martins, Zé Júlio, que é candidato a deputado estadual. “Para deputado federal estou apoiando o deputado Fábio Farias”, informou ele. “Estou definindo o restante dos candidatos até o final desta semana”, completou Carlos.

Zé Júlio recebe apoio importante em Almino Afonso

Cleilson Carlos de Araújo, além de ter sido candidato a prefeito em 2004, onde obteve uma expressiva votação, já ocupou quatro mandatos de vereador e foi ainda três vezes presidente da Câmara de vereadores de Almino Afonso, onde realizou uma gestão voltada para o fortalecimento do Poder Legislativo.


DEPUTADO PROPÕE CIDADANIA PÓSTUMA PARA ARTESÃO DE PATU

O Deputado Estadual Doutor Salismar Correia (PHS), na sessão legislativa do dia 18 de agosto do corrente ano, apresentou proposição que concede título de cidadania potiguar póstuma ao artesão patuense Luiz Saraiva. O deputado ressaltou que Luiz Saraiva foi um cidadão, cuja memória deve ser referenciada como exemplo para as gerações futuras.

Dr. Salismar propôs homenagem a artesão patuense

Luiz Saraiva nasceu no então Distrito de Taperoá, São José dos Cordeiros, no Sertão Paraibano, em 31 de outubro de 1926, e faleceu aos 74 anos, no dia 08 de agosto de 2001, em Patu, onde viveu desde infância. Era filho do também artesão e um dos precursores da arte de produzir ferros para marcar o gado no Sertão, Canuto Saraiva, e Dona Mariinha Tavares de Holanda, grande matriarca patuense.

Desde tenra idade, dominava a arte de manejar metais, sobretudo o ferro, cuja destreza lhe rendeu a alcunha de “Artífice do Ferro”, atribuída pelo ex-secretário municipal de cultura de Patu, Ricardo Veriano.


Luiz Saraiva - “O Artífice do Ferro”


Algumas passagens da vida de “Luiz Tavares”, assim conhecido em Patu, ficaram imortalizadas no Livro: “Uma Mudança ao Ceará”, da escritora Mocinha Saraiva, sua irmã.
Para o parlamentar Salismar Correia, a concessão da cidadania póstuma a Seu Luiz está justificada por se tratar de pessoa, humilde, criativa e dedicada ao trabalho, que contribuiu para a história do Rio Grande do Norte.


PROGRAMAÇÃO DA III FEIRA E CONGRESSO SINDICAL DA AGRICULTURA FAMILIAR POTIGUAR
Para ampliar clik em cima da imagem

FETRAFRN realiza III Feira e Congresso da Agricultura Familiar neste final de semana.




A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do RN (FETRAF) realiza, entre os dias 20 e 22, a III Feira e Congresso Sindical da Agricultura Familiar Potiguar. O evento, que acontece em São Paulo do Potengi, visa promover cidadania e inclusão social dos agricultores, além de estimular a discussão sobre a situação do setor no Rio Grande do Norte.


João Cabral coordenador da FETRAFRN


Espera-se um público de 10 mil pessoas para a feira, que acontece no dia 20, na rua principal da cidade, e contará com produtos livres de agrotóxicos. O congresso, por sua vez, ocorrerá na Escola São Francisco, onde a Fetraf apresentará projetos bem-sucedidos de produção, organização e geração de renda realizada nos 50 municípios em que atua.

Durante os seis anos de existência da Fetraf, centenas de famílias foram beneficiadas com o trabalho da instituição, através de cursos e palestras que as ensinaram técnicas de cultivo sem o uso do agrotóxico. A partir dessas ações, os agricultores aprenderam como produzir, organizar e comercializar seus produtos, o que melhorou a renda familiar e gerou um círculo virtuoso de agricultura sustentável. Um dos exemplos de sucesso é a produção de alimentos orgânicos de um grupo da cidade de Brejinho, que hoje é vendida para diversos supermercados no estado.

Elisangela Santos Coordenadoral Geral da Fetraf Brasil participará do Congresso .

A Fetraf RN visa à sustentabilidade das famílias agricultoras. Para tanto, realiza prospecção e disseminação de processos de transição agroecológica, crédito qualificado, assessoria, capacitação e comercialização dos produtos, esta última promovida por meio da feira agroecológica.

Sindicato de Messias Targino vai participar de congresso com cinco delegados


Uma comitiva formada pelos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, Pôla Pinto, Manoel Cardoso Neto, Tibério Carias, Vera Lucia Dantas e Vilaneide Dantas estarão participando da III Feira e Congresso Sindical da Agricultura Familiar Potiguar que será realizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do RN (FETRAF), entre os dias 20 e 22, em São Paulo do Potengi

Esses delegados foram eleitos durante Assembléia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde participaram mais de 200 associados em 17 de Julho.


Segundo informou Pôla Pinto, o Sindicato de Messias Targino tem participado desde o processo de criação da Fetraf/RN, com uma contribuição permanente tanto a nível regional como estadual. “Participamos de Todos os congressos, por entendermos a importância deste espaço de debates, onde construímos o rumo da Fetraf/RN”, enfatizou Pôla Pinto.



Pôla Pinto vai apresentar experiências legislativas durante congresso da Fetraf.

A III Feira e Congresso Sindical da Agricultura Familiar Potiguar que será realizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do RN (FETRAF), entre os dias 20 e 22, em São Paulo do Potengi, promete ser diferente dos congressos tradicionais.

Para os três dias de evento estão programadas a realização de várias oficinas, onde serão apresentadas as principais experiências que estão sendo construídas nas regiões de atuação da Fetraf/RN.

Pôla Pinto do Sindicato de Messias Targino



Os Sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste dos municípios de Severiano Melo, Apodi, Janduís e Messias Targino apresentaram as principais experiências durante o congresso.


Além de falar das conquistas do movimento sindical em seu município, o dirigente Pôla Pinto de Messias Targino vai participar de uma oficina onde falará de sua experiência legislativa, como vereador e presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino.

Artesanato de Messias Targino na III Feira da Fetraf.


As artesãs Gloria Diniz e Luciete Jales de Messias Targino estarão participando da III Feira e Congresso Sindical da Agricultura Familiar Potiguar que será realizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do RN (FETRAF), entre os dias 20 e 22, em São Paulo do Potengi.

Os produtos produzidos pelas duas artesãs estarão sendo apresentados durante a feira que promete reunir em torno de 10 mil pessoas na sexta-feira durante todo dia.


O artesanato de Messias Targino em destaque



Para ampliar clik em cima da imagem


Reunião da FETRAF do Médio Oeste será realizada em Felipe Guerra.

Os dirigentes ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste vão está se reunindo na cidade de Felipe Guerra, nesta quinta-feira, dia 19 de Agosto.

Reunião da Fetraf da região oeste será em Filipe Guerra



Vão participar desta reunião representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Messias Targino, Apodi, Patu, Felipe Guerra, Upanema, Itau, Severiano Melo e Campo Grande, todos ligados a (FETRAF-RN).

Segundo Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, durante a reunião será discutido sobre o III Congresso da FETRAF-RN, que será realizado nos dias 20, 21 e 22, em São Paulo do Potengi e outros pontos de interesse da Fetraf regional.


Pôla Pinto adiantou ainda que os representantes do Sintraf do município de Felipe Guerra, Duquinha e Desdete estão realizando a mobilização juntos aos sindicatos e fóruns da região para a reunião.

Plenária da Educação pró Mineiro e Fátima será sábado.


No próximo sábado, 21, será realizada uma plenária da Educação em apoio às candidaturas de Fátima 1313 e mineiro 13666. Essa será uma das mais importantes atividades das duas campanhas, que tem um grande apoio nessa categoria, já que Fátima e Mineiro também são professores e sempre defenderas os interesses dos profissionais da Educação.

A atividade será realizada no Auditório do CDF da Princesa Isabel e, a partir das 14h, e vai contar com a presença de apoiadores, militantes e profissionais do setor da Educação

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Prefeitura realiza curso de Organizador de Eventos

Intrutor do SENAC Wiliam Gomes

Dando continuidade as ações de capacitações que vem sendo desenvolvida desde o seu primeiro mandato, a prefeitura municipal de Messias Targino tem firmado parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, está realizando mais um curso.Anderson Medeiros, secretário de ação social representou a prefeita Shirley Targino durante a abertura do curso.

O novo curso de Organizador de Eventos, está capacitando 24 servidores municipais lotados em várias secretarias municipais e teve inicio na segunda-feira (16), está acontecendo na Câmara de Vereadores, com uma
carga horária de 40h, e está sendo ministardo em dois horários, sendo das 14h ás 17h e das 19h
ás 22h.

Wiliam ministrando o curso de Organizador de Eventos.

Durante abertura do curso, o secretário municipal de ação social, Anderson Medeiros, representou a prefeita Shirley Targino, e falou da importância das capacitações que a gestão vem desenvolvendo para o
s funcio
nários da prefeitura.

Servidores durante o curso.

O curso tem por objetivo treinar os servidores que trabalham em eventos, em cerimônias e como arrumar uma mesa seguindo o cerimonial e protocolo. O curso está sendo ministrado pelo instrutor do SENAC, Wiliam Gom
es.

Secretária de cultura, Wagna Fernandes durante o curso de Organizador de Eventos.

Segundo o instrutor Wiliam Gomes, o público alvo do curso são todos funcionários da prefeitura que trabalham com eventos.
Fonte:
http://www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com/

Município de Messias Targino é destaque em Revista do Sebrae

O município de Messias Targino é o principal destaque na edição especial da Revista Lazer & Empreender, do Sebrae do Estado do Rio Grande do Norte.
Seis paginas da revista destacaram as ações da gestão da Prefeita Shirley Targino (PR), que foram responsáveis para que a prefeita Shirley conquistasse para o Rio Grande do Norte um dos troféus da etapa Nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
A prefeita Shirley também conquistou o primeiro lugar na sexta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira e ainda levou o Destaque Temático - Formalização de Empreendimentos.
Para ampliar clik em cima das imagens






segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Já ultrapassamos 150 mil acessos
Nesta segunda-feira dia 16 de agosto, nosso Site já ultrapassou a marca de 150 mil acessos. Esse total de acessos é muito positivo, pois a cada dia estamos sendo mais lido, por leitores não só de Messias Targino, mas de várias partes do RN, regiões do Brasil e do mundo.
Considerando que o acesso a internet ainda é um privilegio de poucos, mesmo com todas as iniciativas de democratizar e garantir a inclusão digital a todas as camadas sociais, o nosso Site tem conseguido ocupar entre os sites da região, ou até mesmo do estado.
Talvez o compromisso de atualizarmos quase todos os dias, tem contribuído para que aos poucos esteja consolidando este espaço de comunicação alternativa.
O amigo e blogueiro Alcimar de Souza que é editor do Blog O Messiense, de vez em quando tem mim questionado aonde tenho encontrado tempo para fazer tantas atualizações. É verdade são muitas obrigações diárias, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores e outras, mas o nosso compromisso com o leitor tem feito com que este espaço seja atualizado diariamente.
Do primeiro blog foram o 38.833 e do Site, estamos com 111.194, sendo que no Site do Pôla Pinto já postamos 2.080 matérias, sendo 755 só este ano de 2010. Atualmente estamos também com 68 seguidores, são eleitores que no momento que o Site é atualizado o mesmo recebe o post da atualização.
Fico feliz que o nosso Site além de servir como espaço de informação também motivou que outros fossem criados em Messias Targino, para democratizar ainda mais as informações.
Queremos reafirmar o nosso compromisso de a cada dia estarmos melhorando este espaço com informações do cotidiano de Messias Targino e região

Palanque eletrônico começa nesta terça-feira no rádio e TV


Em tempos de eleição, os políticos profissionais e suas assessorias dividem o período de busca do voto em duas etapas distintas: o início da campanha de rua e depois o início do horário eleitoral no rádio e na televisão. Pesquisas eleitorais contratadas pelo CORREIO DA TARDE atestam o poder destes dois veículos de comunicação na hora de informação à grande massa. Se os jornais e a internet formam opinião, o rádio e a televisão são os veículos de maior potencial para se levar uma mesma mensagem, ao mesmo tempo, a um maior número de pessoas. Trocando em miúdos: quer falar com o povão, vá para o rádio e a TV.

De acordo com a pesquisa contratada por este jornal ao instituto Start, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), 75,3% dos eleitores entrevistados em meados do mês de julho consideravam importante a existência da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. E mais ainda: 76% disseram que pretendiam assistir ou talvez assistiriam aos programas.

Na pesquisa contratada só pelo CORREIO DA TARDE e publicada na última segunda-feira (9), foi perguntado qual o veículo de comunicação surte mais efeito nos municípios pesquisados de forma que pudesse colaborar com a conquista do voto: 64,7% disseram ser a televisão e 4,8% o rádio.

Cruzando os dados das duas pesquisas dá para ver que o eleitor não apenas pretende, em sua grande maioria, assistir ao horário eleitoral gratuito como também vê o peso que tem os veículos nos quais ele é veiculado.

Diferença

A propaganda eleitoral gratuito no rádio e na TV começará nesta terça-feira, dia 17, com os programas para presidente e deputado federal. Os programas para governador, senador e deputado estadual estrearão na quarta-feira. Diante disso, alternadamente, serão veiculados às terças, quintas e sábados os programas para presidente e deputado federal, enquanto que às segundas, quartas e sextas-feiras serão os dias dos demais cargos.

A distribuição do tempo do horário eleitoral já foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e será seguida pelas emissoras de rádio e televisão de todo o Estado. Por serem concessões públicas, rádios e TVs são obrigadas a cumprirem o que determina a legislação.

No rádio, o horário eleitoral acontecerá duas vezes ao dia: às 7h e às 12h. Nos dois horários, a duração é de 50 minutos. O mesmo tempo terão os candidatos na televisão, mas com horários diferentes: às 13h e às 20h30.


Fonte: Jornal Correio da Tarde


Vereador cobra explicação sobre viatura de Messias Targino

Vereador Juselino Jales


Foi aprovado por unanimidade durante a Sessão da Câmara de Vereadores realizada na última sexta-feira (13), Requerimento de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), onde o mesmo cobra explicações oficial por parte do Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza por meio da Secretaria de Segurança Pública, o por que do motivo pelo qual o município de Messias Targino, foi contemplado com uma viatura policial sem condições de desempenhar o trabalho necessário, o de transportar os policiais em suas funções.




Segundo o edil a mesma já chegou danificada, e que já encontra-se em uma oficina para concerto. “O presente requerimento traz na sua intenção, um esclarecimento por parte do Governo do Estado, no que diz respeito ao tratamento dispensado por este, ao município de Messias Targino no setor da Segurança Pública, que de forma obrigatória conforme preceitua a nossa Constituição Federal é dever do Estado, mas que mesmo assim, o nosso município é tratado com desdém por este Governo.”, justificou o edil

O Vereador disse que o Governo adquiriu várias viaturas novas para os municípios do Estado, e se tratando de um município de fronteira, esperávamos que o Governo tivesse uma sensibilidade maior com Messias Targino e seus policiais, dispondo a estes, condições de trabalho digna. “Sem falar na estrutura física da nossa delegacia de polícia que se encontra necessitando de reparos.”, completou Juscelino.




Site da Câmara de Messias Targino acaba de ser atualizado

O site da Câmara Municipal de Messias Targino acaba de ser atualizado com todas as informações referente as ações dos vereadores na Sessão Ordinária da última sexta-feira (13). Acesse, o endereço http://www.camarademessiastargino.blogspot.com/

Reunião da FETRAF do Médio Oeste será nesta quinta-feira, em Felipe Guerra.


Reunião será realiazada na sede do Sintraf em Felipe Guerra

Os dirigentes ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste já definiram a data da próxima reunião da FETRAF-RN da região do Médio Oeste será na cidade de Felipe Guerra, na quinta-feira dia 19 de Agosto.
Pôla Pinto de Messias Targino

Vão participar desta reunião representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Messias Targino, Apodi, Patu, Felipe Guerra, Upanema, Itau, Severiano Melo e Campo Grande, todos ligados a (FETRAF-RN).

Duquinha tem destacado importância do Sintraf

Segundo Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, durante a reunião será discutido sobre o III Congresso da FETRAF-RN, que será realizado nos dias 20 21 e 22 em São Paulo do Pontegi e outros pontos de interesse da Fetraf regional.

Pastor Desdete tem participado de reuniões na região.


Pôla Pinto adiantou ainda que os representantes do Sintraf do município de Felipe Guerra , Duquinha e Pastor Desdete estão realizando a mobilização juntos aos sindicatos e fóruns da região para a reunião.

II-ENCONTRO DE ADOLESCENTES EM MESSIAS TARGINO-RN


O PDA-Carnaúba realizará sábado dia 21 de agosto de 2010 as 08:00 hs na cidade de Messias Targino o II – Encontro de Adolescentes, que terá como tema: Jovens Conhecendo e Protagonizando sua História.

O encontro acontecerá na Escola Estadual Apolinária Jales e envolverá adolescentes da zona urbana e rural de Messias Targino, Janduís e campo Grande, onde os mesmos com a orientação dos oficineiros iram discutir temas da atualidade.


Programação:
Acolhida e momento devocional.


Oficinas:
*Políticas públicas para juventude (Naide Fernandes).
*Sexualidade (Santana Braga).
*Valores familiar (Yure Paiva).


Encerramento com um cortejo cultural até a praça da igreja onde acontecerão apresentações culturais.


Congresso da Fetraf conta com participação de Mineiro


Com o tema "O Novo Sindicalismo Promovendo uma Agricultura Familiar Sustentável", a Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar do RN - Fetraf realiza sua III Feira e Congresso, entre os dias 20 e 22, na cidade de São Paulo do Potengi. O deputado Fernando Mineiro participa da atividade na sexta-feira, 20.

Deputado Fernando Mineiro tem apoiado as questões da agricultura familiar



O evento será voltado à inclusão social dos trabalhadores e à discussão sobre o assunto no RN.

Na feira, haverá produtos livres de agrotóxicos, com previsão de público de cerca de 10 mil pessoas por dia, entre produtores e consumidores. Já o Congresso ocorre na Escola São Francisco, onde a Fetraf irá apresentar projetos bem-sucedidos de produção, organização e geração de renda realizados nos 50 municípios em que atua.

Paiva Netto lança É urgente reeducar!


Com mais de 4 milhões de livros vendidos, o autor lança um dos títulos mais aguardados da Bienal de SP

Educar é tema que faz parte da realidade de todos os cidadãos. Quem neste mundo não é educando? E quem não é educador? Todos, de alguma forma, participam desse processo natural da vida: aprender e ensinar. E é disso que trata É urgente reeducar!, do escritor, jornalista e educador Paiva Netto, cujo lançamento é bastante aguardado na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre entre 12 e 22 de agosto, na capital paulista.

O livro prende a atenção pela abrangência e profundidade com que o autor discorre sobre os assuntos da Educação, analisando o tema sob um olhar além do intelecto, como ele próprio define. Pela praticidade e clareza das teses que apresenta, surgem, naturalmente, fundamentos aplicáveis tanto pelo cidadão comum como pelo profissional de pedagogia.

Para fundamentar sua proposta, Paiva Netto utiliza a experiência de 54 anos de trabalho na Legião da Boa Vontade (LBV), sendo mais de 30 à frente da instituição que há seis décadas se dedica a educar com Espiritualidade Ecumênica.
No título, o escritor apresenta as bases da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criadas por ele ao aprimorar a chamada Pedagogia de Deus, antevista por Alziro Zarur (1914-1979), a qual propõe a reeducação do Ser Humano e de seu Espírito eterno.

A aplicação dessa proposta, por meio de uma metodologia própria — o MAPREI —, nos programas e ações socioeducacionais da LBV, tem trazido bons resultados. Sua linha de ensino inova ao propor e ensejar a vivência de valores espirituais e éticos à prática pedagógica. Com isso, a Instituição alcança excelentes resultados, a exemplo do índice de evasão escolar zero.

No capítulo “Extratos de Cidadania do Espírito”, Paiva Netto oferece uma amostra do que o leitor encontrará em outra esperada obra sua: Cidadania do Espírito. Portanto, todo aquele interessado em evoluir e/ou ajudar o próximo a crescer como cidadão pode beneficiar-se do conhecimento reunido nas páginas de É urgente reeducar!.


Serviço
É urgente reeducar!
Autor: Paiva Netto
Editora: Elevação
Páginas: 240

 
Ailton Carlos Acessoria de Comunicação 84 9651-8778 |